É muito comum os carros terem problemas na bateria, principalmente por não cumprir o tempo estabelecido pela marca. Em situações do vidro elétrico travando, por exemplo, pode ser por conta de outros fatores.
O fusível queimado, interruptor de bloqueio acionado ou desgaste no regulador, podem interferir no funcionamento do vidro elétrico. Por isso, é importante estar verificando as condições para não passar dificuldades em época de chuva.
Causas do vidro elétrico travando
Quando um dos vidros não funciona corretamente é possível que as outras janelas poderão ser afetadas. Todavia, caso nenhum lado esteja funcionando, provavelmente será um problema de fusível.
Como identificar fusível queimado?
Para verificar se o fusível pode ser a causa de o vidro ter parado de funcionar, basta abrir a caixa de fusíveis, localizada abaixo do volante e procurar pelo emblema do vidro. Assim que identificar, retire-o e confira se o polo está corrompido. Se estiver, coloque um fusível novo da mesma amperagem para solucionar o problema.
Outra possibilidade é virar a chave – sem ligar o carro-, acionar o botão de vidro elétrico e testar se o motor de acionamento faz algum barulho. Sendo assim, o fusível deverá ser trocado se não houver nenhum reconhecimento do sistema.
Interruptor de bloqueio vidro elétrico acionado
Sem perceber, o condutor pode esquecer de desativar o interruptor de bloqueio e fazer com que os vidros traseiros não funcionem.
Desgaste no regulador
O regulador é um trilho de metal localizado no interior da porta, que pode ter desgaste e interferir no sistema de acionamento do vidro.
O motor de elevação funciona a cabo e pode apresentar danos e precisar de uma substituição.
Como levantar vidro do carro travado?
Levantar o vidro de forma mais prática na hora do desespero é a solução manual, mas saber o jeito correto evita maiores problemas.
A primeira atitude a se tomar é deixar a porta totalmente aberta e, logo em seguida, pressionar a trava externa da porta com o corpo. O próximo procedimento é segurar o vidro com a palma das mãos abertas, pressionando uma mão na parte interior e outra na parte exterior do automóvel.
Para finalizar, aplique um pouco de força e mova para cima ou para baixo.
De toda maneira, vale destacar que como se trata de uma técnica provisória é importante tomar cuidados para não danificar a parte elétrica do veículo.