Você já se perguntou quantos pontos são necessários para perder a sua preciosa carteira de motorista? A pontuação pode parecer um jogo de tabuleiro, mas no trânsito, é algo sério. Então, vamos direto ao ponto!
Como funciona a contagem de pontos
A sua carteira de motorista tem uma pontuação como um jogador de futebol tem gols. A diferença é que, no trânsito, a gente não quer acumular pontos.
A pontuação padrão
No Brasil, a legislação estabelece que cada infração de trânsito tem uma pontuação específica, que varia de 2 a 7 pontos. Por exemplo, estacionar em local proibido pode render 3 pontos, enquanto dirigir sob efeito de álcool pode resultar em 7 pontos e muitos problemas.
O limite mágico
Agora, a pergunta que não quer calar: quantos pontos até perder a carteira? Se você atingir a marca de 20 pontos em um período de 12 meses, sua carteira será suspensa. Parece um desafio de equilíbrio, não é?
O período de observação
Fique atento ao calendário! O período de observação dos pontos é de 12 meses. Ou seja, se você recebeu 10 pontos em janeiro, eles só serão zerados no próximo ano, também em janeiro.
A consequência da suspensão
Se você atingir a famigerada marca dos 20 pontos, prepare-se para ficar um tempo sem dirigir. A suspensão pode variar de 1 mês a 1 ano, dependendo do histórico do infrator.