As adaptações nos veículos não param de acontecer e, em breve, a novidade será a implementação de pneus sem ar. Inclusive, a inovação já tem data para ser lançada no mercado, no ano de 2024.
A ideia da marca Michelin é fazer a substituição dos pneus convencionais, sem interferir na condução do veículo mesmo após furar. Dessa forma, o motorista pode transitar com o carro independentemente se passar em um prego ou pedra, por exemplo, que o veículo não sofrerá nenhum problema.
Como funcionará os pneus sem ar?
Ao contrário do que acontece com os pneus convencionais, os pneus sem ar serão equipados com uma roda de alumínio e estrutura flexível de suporte de carga de plástico com fibra de vidro (GRFP) equipada.
Mas a mudança mais significativa está relacionada com a remoção do tubo interno, tornando o design “tubeless”.
A Michelin disponibilizará os pneus com diâmetros 17 e 20 polegadas e tecnologia TPMS – utiliza sensores de monitoramento de pressão em cada pneu.
Por isso, mesmo caso o pneu for atingido por algum objeto, não será afetado.
Os pneus sem ar vão proteger a borracha e poderão ser utilizados mesmo em vias com buracos. Além disso, esse modelo favorece no excesso de componentes jogados no lixo contribuindo com meio ambiente.
Para se ter uma ideia, o UPTIS da Michelin são os primeiros pneus ‘airless’ desenvolvidos.
Outra empresa que também lançou pneus que não furam é Pirelli, todavia, não se trata de pneus sem ar como da Michelin, a inovação se chama “Seal Inside”. No caso desse modelo especificamente, o pneu fica parecendo que tem um selante.
Qual a desvantagem do pneu sem ar?
Mesmo que pareça ser os melhores pneus do mundo, ainda assim, apresentam problemas no desgaste e na vida útil da mesma forma que ocorre com os pneus convencionais. Porém, é considerado mais eficiente em caso de furos.