As três fábricas da marca americana que haviam no Brasil fecharam no dia 11 de janeiro de 2021, após um século (a primeira foi em 1919), surpreendendo aos comerciantes e compradores. Até então, as cidades que produziam carros da Ford eram Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
O encerramento das atividades ocorre em uma situação considerada “favorável” à empresa, já que em 2020 a Ford foi a quinta marca de carros que mais vendeu no país. Para se ter uma ideia, de acordo com informações do portal G1, a marca comercializou cerca de 7,14% do mercado.
Apesar disso, a marca vendeu 119.454 carros em 2020, uma redução de 39,2% comparados ao ano de 2019, segundo dados da Anfavea. A montadora afirmou que a crise econômica vem afetando a empresa desde 2013 e, durante esse período de 7 anos, as vendas caíram significativamente.
Qual será o futuro dos carros da Ford no Brasil?
O fator da produção de veículos não afeta as vendas nas concessionárias, portanto, os carros da Ford, até então, continuarão sendo comercializados. A respeito do fechamento das concessionárias ainda não está definido.
Apesar do encerramento da produção dos veículos, a marca continuará vendendo carros importados da Argentina e Uruguai. Entre os carros vindos dos dois países sul-americanos estão: Ranger, Mustang, Territory, Transit, Bronco Sport e o Maverick.
Todavia, serão encerradas a produção de carros populares nacionais como Ka, EcoSport e Troller-T4 Dentre os veículos citados, apenas os modelos disponíveis em estoque serão vendidos.
Os brasileiros que estão com garantia de manutenção dos veículos vão perder?
Não, apesar do momento turbulento vivido pela Ford, os brasileiros que efetuaram compra de carros mais novos terão garantia na manutenção dos seus veículos normalmente. O maior problema será achar algumas peças, como nas cidades de Taubaté e Camaçari, locais que a marca produzia motores e transmissões