O airbag se tornou obrigatório nos carros a partir de 2014, para os motoristas terem maior segurança em caso de colisões. Dessa forma, o condutor fica protegido de não se machucar e bater o rosto no para-brisas.
Mas para que seu funcionamento ocorra de maneira correta, o dono do veículo deve ficar atento ao tempo de durabilidade. A manutenção do airbag tem prazo de validade e é importante estar em dia para o sistema operar sem erros.
Qual a média de durabilidade do airbag?
Há variação de tempo em relação a durabilidade do airbag, porém, a média é de 10 anos. As montadoras procuram padronizar esse prazo de validade, todavia, vale conferir o manual do carro para tirar dúvidas.
Pode haver diferença de um modelo de carro para outro, porque os testes de segurança podem apresentar instabilidade.
Manutenção no airbag
Antes de aparecer a luz no painel indicando a manutenção do airbag, é importante que durante as revisões mecânicas seja feita essa verificação. Assim, o motorista não corre o risco de o item não funcionar em situações de batidas no trânsito.
Principalmente quando se compra um carro usado ou seminovo, o recomendável é fazer a revisão completa do sistema de segurança.
Em todos os casos, vale destacar que em caso de acionamento do airbag será necessário fazer a troca.
Saiba mais: Vale a pena comprar carro com quilometragem alta?
Qual o preço para troca do airbag estourado?
Ao contrário do que parece, quando precisa mexer no airbag, nem sempre será feita somente a troca da bolsa. Em certas situações é necessário substituir sensores, módulos, fiação e até mesmo cintos de segurança.
Se for necessário realizar a troca de mais de um compartimento, o valor pode chegar até R$5.000 em carros médios. Contudo, caso seja somente a bolsa acoplada no volante do motorista, será a partir de R$500 (considerando os veículos pequenos).