Tirar carteira de moto se tornou ainda mais difícil, pelos critérios analisados e a quantidade de examinadores na pista. O nervosismo aliado com a falta de prática influencia na reprovação dos condutores e afeta negativamente no psicológico.
Por isso, passar no exame se tornou uma missão complicada, mas faz com que os motociclistas iniciantes consigam pilotar com mais tranquilidade quando estiverem na rodovia. Dessa forma, a intenção do Detran foi diminuir a quantidade de acidentes nas rodovias.
Mesmo com o risco iminente de colisões, o número de motociclistas no Brasil aumentou significativamente, segundo dados da Abraciclo. Entre o ano de 2009 a 2019, houve crescimento de 54% de emissão nas CNHs categoria A.
Para os motociclistas que acabaram de tirar carteira, é importante seguir algumas dicas para evitar acidentes no trânsito e poder pilotar sem medo.
Confira 5 dicas para motociclistas iniciantes
A condução correta depende de uma série de fatores que facilitam na hora de pilotar e, consequentemente, ajudam os motociclistas iniciantes. Portanto, para começar, os condutores devem posicionar o corpo, usar equipamento certo, sinalização, cuidar dos pneus e evitar corredores.
Posicionar o corpo na moto
A ansiedade e o nervosismo podem prejudicar na hora de pilotar em vias movimentadas, desfavorecendo na condução. Os itens fundamentais para manter o equilíbrio em cima da moto é o condutor manter as pernas presas ao tanque e segurar firme no guidão.
Conseguindo adquirir esses hábitos certamente a possibilidade de cair é menor, já que o motociclista estará bem apoiado.
Equipamento correto
Em busca de se proteger de situações adversas, o motociclista precisa, obrigatoriamente, estar sempre com capacete. Os mais recomendáveis são aqueles com queixeira inclusas, considerados mais seguros em caso de quedas.
Complementando, os condutores podem adquirir jaquetas, luvas e botas, para proteger outras partes do corpo. O recomendável para os dois últimos itens é evitar sola da bota grossa e o mesmo serve para as luvas, sendo que, tanto nos pés quanto nas mãos o motociclista pode perder a sensibilidade.
Sinalização
Obedecer a sinalização no trânsito é de suma importância, pensando na em conduzir o veículo com segurança e auxiliar aos outros motoristas. Ainda mais no caso de motocicletas, as setas são fundamentais para facilitar na mudança de faixa e não ocasionar acidentes.
Além disso, respeitar as placas nas vias, semáforos e faixas de pedestre agregam para uma condução consciente.
Cuidar dos pneus
Os pneus em boas condições de uso fazem a moto manter dirigibilidade correta possibilitando contato ao solo. Para que a motocicleta tenha estabilidade é necessário que as rodas estejam no tamanho padrão e a calibragem seja feita de acordo com o manual.
Seguindo essas recomendações, as motocicletas não consomem tanto combustível e ainda oferecem segurança ao condutor.
Evitar corredores
Apesar de ser um hábito comum dos brasileiros, conduzir a moto no meio dos carros – o famoso “corredor” – aumenta ainda mais a possibilidade de acidentes.
O recomendável é pilotar nas faixas da direita com distância mínima de 12 a 15 metros, o que daria de dois a três carros.