O período com sensação térmica maior tende a exigir desgaste considerável ao carro, afetando a pintura do veículo e outros compartimentos importantes que prejudicam o seu desenvolvimento. Por isso, é sempre importante estar analisando-os para evitar algum tipo de corrosão. Para evitar transtornos, daremos dicas importantes com cuidados básicos que devem ser tomados em época de calor.
Lataria
Uma das peças do carro que mais fica prejudicada no calor é a lataria, principalmente quando fica em locais onde o sol bate diretamente. Os veículos pratas são os que mais sofrem nesse período, já que se trata de uma cor mais propensa a danificar a pintura. O ideal é evitar a exposição ao sol e, se possível, não deixá-los embaixo de árvores que tenham frutas ou algo do tipo para não manchar ou amassar a lataria.
Borrachas
O calor faz as borrachas ressecarem em um período de médio a longo prazo e, consequentemente, pode ocorrer algum vazamento. Por isso, é sempre importante estar conferindo-as.
Bancos
O recomendável para a época de calor é utilizar capas para bancos, assim não estará diretamente exposto ao sol, não vai desbotar e seu tempo de vida será maior. Caso contrário, outra possibilidade é passar um aspirador de pó, ao menos uma vez por semana, ou usar uma esponja umedecida com pouco detergente para evitar o desgaste.
Ar condicionado
Muito utilizado no calor, o ar condicionado ajuda refrescar o ambiente e acaba se tornando peça fundamental no carro. Mas é sempre bom lembrar que sua manutenção deve estar em dia, por isso, o ideal é trocar o filtro com 20 mil quilômetros.
Pneus
Os pneus desgastam ainda mais em época de calor, porque o contato com o asfalto quente faz “comer” a borracha. Para ter uma durabilidade maior, recomenda-se calibrar os pneus toda semana de acordo com orientações do fabricante.