A compra de veículos pela internet é uma das melhores formas de visibilidade para quem deseja anunciar um veículo. Ainda mais em época de pandemia, com a grande parte dos comércios e locais de leilão de automóveis fechados.
Porém, com o fácil acesso aos portais de vendas, é importante saber como evitar golpes em sites de vendas de veículo, para não sofrer nenhum prejuízo.
Golpes em compra de veículos pela internet
É comum verificar carros e motos com preço abaixo de mercado, iniciativas que indicam chances de ser um falso vendedor. Dessa forma, o comprador deve ficar atento com anúncios do tipo.
Uma maneira de avaliar o valor do veículo é analisando a tabela FIPE, para saber o quanto está o preço atual. Todavia, pode haver pequenas variações, já que as condições de uso do carro ou moto interfere.
Mas quando for analisar a situação de lataria, parte mecânica e a dirigibilidade, recomenda-se não deslocar até onde está o veículo sozinho, para não cair em armadilhas. Sendo assim, se possível, é importante levar um mecânico de confiança para fazer o check-up.
Outra forma de não cair em golpes é não transferir dinheiro sem antes verificar o carro ou moto, porque o vendedor pode sumir ou bloqueá-lo nas redes sociais. Especialistas indicam que o comprador não confie em pessoas físicas e nem mesmo em agências cadastradas em site de vendas de veículos.
Ainda assim, quando a pessoa é o vendedor, se o possível comprador informar que realizou depósito do valor, desconfie. Há a possiblidade de o depósito ter feito sem nenhum dinheiro dentro e o comprador mostrar o comprovante.
Principalmente se aparecer uma pessoa intermediando o negócio, na maioria das vezes, é golpe. Os estelionatários agem desse modo, fingindo ser o responsável pela venda do veículo.
Se desconfiar de uma ação indevida, denuncie no site de compra de veículos e informe o motivo, para que os falsos vendedores ou compradores sejam punidos.