O desenvolvimento do veículo depende muito da qualidade dos pneus, para que possa dar estabilidade e segurança ao condutor. Por isso, é sempre importante verificá-los e realizar os procedimentos corretos em busca de aumentar a vida útil dos pneus.
Existem maneiras do próprio motorista fazer essa avaliação para evitar a sua troca com período curto e ajudar nessa durabilidade. Normalmente, a quilometragem do pneu chega até a 60.000 quilômetros rodados.
Calibragem
A pressão do pneu deve estar de acordo com estabelecido no manual do veículo, para que não fique abaixo ou acima do correto. Caso seja feito de maneira errada, haverá um desgaste maior no centro e nas bordas.
É importante que essa calibragem seja realizada, normalmente, em 15 dias e que o automóvel não esteja com o pneu quente.
Pneus na medida correta
Cada veículo utiliza pneu de acordo com estabelecido nas fábricas e o motorista deve seguir aquelas especificações corretas, com medidas e limites de cargas para atender certo tipo de veículo. Caso haja mudança, o seu tempo de vida será bem menor.
Manutenção do veículo
O veículo trabalha todo em conjunto, portanto, a manutenção da parte mecânica está diretamente ligada com os pneus. Dessa forma, a suspensão é uma das peças fundamentais para maior durabilidade, setor onde influencia em um possível desgaste.
Fique atento também com trepidações e se o volante está puxando para o lado, algo que está relacionado com falta de balanceamento e alinhamento. Esse fator pode fazer o pneu ter desgaste excessivo.
Condução
O condutor do veículo deve dirigir respeitando os limites de velocidade, pensando na sua segurança e no desgaste dos pneus. Portanto, o correto é evitar frear bruscamente e pisar fundo no acelerador.
Saiba mais: Confira a lista dos carros mais baratos do Brasil em 2020
Fique atento aos buracos na pista
Locais em que há muitos buracos tendem a prejudicar drasticamente a vida útil dos pneus e o motorista ainda corre o risco de furá-los. Se possível, evite ruas que possam danificar a estrutura do pneu, até mesmo para não sofrer acidentes.