Em época de chuva, os riscos dos condutores de veículos se envolverem em acidentes aumenta. As vias ficam alagadas, há possibilidade de danos da natureza causarem impactos em carros e motos, e ainda a aquaplanagem pode fazer o automóvel perder a estabilidade.
O excesso de água presente na estrada atrapalha a dirigibilidade, por isso a importância de respeitar os limites de velocidade. Dessa forma, mesmo se o veículo enfrentar uma aquaplanagem o motorista conseguirá firmar a direção.
O que é aquaplanagem?
Esse fato ocorre quando o pneu do veículo perde o atrito com o solo, consequentemente o carro ou a moto vai perder sua estabilidade e deslizar. Portanto, o correto é não pisar no freio bruscamente e reduzir a aceleração em torno de 30% do recomendado da via.
Contudo, caso o veículo tenha freio ABS, além de manter a direção firme, o motorista tem que frear gradativamente para os pneus recuperarem a aderência ao solo.
Motos também estão sujeitas a aquaplanagem?
Sim. Apesar da possibilidade ser menor, os motociclistas podem sofrer com a aquaplanagem e perder o controle. Assim como os carros, as motos têm que respeitar os limites de velocidade, calibrar os pneus corretamente e não transitar com pneus carecas.
Como evitar acidentes?
Para não se envolver em acidentes, o condutor deve distanciar dos veículos da frente, não frear fortemente e nem estar com aceleração excessiva. Quando dirigir na chuva, observe se os veículos deixaram rastro do pneu na via, caso contrário é sinal de muita água na pista.
Essas “regras” valem tanto para os automóveis mais novos, quanto para os mais antigos. De toda forma, os pneus precisam manter contato com o solo para ter aderência.
É importante também que o veículo esteja com os pneus em boa qualidade e calibrado conforme instruções do manual. A multa para pneus carecas ou em mau estado é considerada infração grave, no valor de R$195,23 e mais 5 pontos na CNH.