Alterar peças dos automóveis, principalmente na parte de suspensão, interferem diretamente na dinâmica do veículo. No caso do carro rebaixado, por exemplo, precisa necessariamente mexer nos amortecedores, de modo que o para-lama fique próximo a roda.
Como é um procedimento em que necessita de modificação, surge a dúvida se o fato de o carro estar baixo, afeta na suspensão e outros compartimentos.
Quais são os tipos de suspensões para carro?
Basicamente, a suspensão serve para oferecer estabilidade ao veículo e absorver os impactos de irregularidades do solo. Dessa forma, quando altera amortecedores e molas, para rebaixar o carro, o centro de gravidade abaixa e, consequentemente, a direção fica mais pesada e menos confortável.
Existem duas opções de suspensões, fixas e móveis. A diferença é que a altura das suspensões móveis podem ser reguladas e a fixa, não.
Ainda assim, conforme artigo 6 da resolução 292 de 29/08/2009 do Contran, o Inmetro não aceita suspensão a ar comprimido e suspensão com rosca.
Já existem carros que saem de fábrica com suspensões esportivas, porém todos oferecem boas condições de uso para o motorista. As montadoras prezam pela esportividade e conforto do condutor.
Carro rebaixado e os problemas na suspensão
Pelo fato de as alterações nos amortecedores não absorverem os impactos causados das vias, o alinhamento do carro rebaixado é afetado. Além disso, outras peças sofrem desgaste maior ao passar em buracos.
Por essa dificuldade em alinhar, a vida útil dos pneus diminuirá e aumenta a probabilidade de sofrer um acidente. Se por alguma desatenção o motorista passar em um buraco, até a longarina pode sofrer sequelas.
Além dos problemas sofridos pelo veículo, o dono do carro ainda pode ter dificuldades de revenda. Portanto, o correto é estar na altura de pelo menos 10 centímetros em relação ao solo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).