A massa de ar frio que atinge as regiões Sul e Sudeste no Brasil fez as temperaturas despencarem no mês de julho. Além dos brasileiros terem que tirar as blusas de frio do guarda-roupa, os veículos também sofrem com o período gelado.
Dessa forma, os motoristas devem ficar atentos quanto ao combustível colocado. O etanol, por exemplo, é considerado frio e pode fazer com que o carro fique falhando pela manhã. Por isso, nem sempre o problema estará relacionado a vela do motor.
Do mesmo modo, uma dúvida está relacionada ao consumo do automóvel: será que o carro bebe mais no frio?
Saiba mais: Ar condicionado na pandemia: devo ou não usar?
Bactérias presentes no interior do carro podem ser prejudiciais à saúde
Período de inverno: carro bebe mais no frio?
Sim. Os fatores para o aumento no consumo de combustível estão ligados a diminuição na pressão de ar do pneu e a aerodinâmica do veículo. As informações são de Marcelo Augusto Leal Alves, do Departamento Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em entrevista ao portal AutoEsporte.
De acordo com o especialista, o frio exige mais resistência do rolamento do carro e envia mais força aos pneus, portanto, faz com que o veículo aumente o consumo. Do mesmo jeito ocorre com a aerodinâmica, principalmente em estradas.
Vale destacar que os carros elétricos também sofrem alterações em seu consumo, mas o desgaste maior será na bateria, que acaba gerando mais energia no período de frio.
Como fazer para o veículo não consumir tanto combustível em época de frio?
De forma a evitar problemas com aumento no consumo de combustível, o motorista deve deixar o veículo em um lugar coberto na época de frio, para não precisar de muito aquecimento. Além disso, não há necessidade de aquecer o motor antes de sair e também é sempre importante manter os pneus totalmente calibrados.