Assim que o veículo sofre um problema mecânico, o natural é o motorista levar em um profissional com conhecimentos no assunto. Dessa forma, evite mecânicos que troque peças do carro além do necessário.
Todavia, o dono do automóvel se resguarda em levar o veículo em mecânicos de confiança e evita gastos excessivos.
Mas nem sempre o profissional de carros age de má fé. Na maioria das vezes, como a peça está ligada em outra, o mecânico acaba sugerindo a troca de todas.
Portanto, para não ter gastos excessivos, o recomendável é acompanhar o serviço ou pedir para verificar as peças e ver as condições de uso.
Consultar as recomendações do fabricante é a melhor forma de fazer essa análise. O manual do proprietário informa o período de manutenção e a mão de obra especializada.
Quais são as peças mais trocadas pelos mecânicos nos carros?
A revisão do automóvel previne para evitar desgaste na parte mecânica e contribui no funcionamento correto do carro. Por isso, o período indicado no manual ajuda na troca de certas peças, como: bicos injetores, amortecedores e higienização do ar condicionado.
Bicos injetores
Os bicos injetores tem como funcionalidade pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor. Sendo assim, é importante que o dono do veículo utilize combustível de boa qualidade e realizar a troca dos bicos no período correto.
Normalmente, quando os bicos injetores apresentam problemas, a luz-espia acende no painel e também por meio de falhas de acelerações.
Troca de amortecedores
O tempo da troca da parte da suspensão pode variar, já que depende de onde o veículo transita. Os carros que andam com mais frequência em asfalto tem maior duração dos amortecedores, comparado aos automóveis que rodam em estradas com cascalhos.
Caso o carro perca a estabilidade nas curvas e apresente desgaste dos pneus, além de barulhos, o recomendável é leva-lo em um mecânico. Há casos de veículos que precisam da troca dos amortecedores com 10.000 km rodados e em outras situações 100.000 km.
Higienização do ar condicionado
Principalmente em época de pandemia, evitar o acúmulo de fungos e poeiras são essenciais para não prejudicar a saúde do condutor e dos ocupantes do veículo. Por isso, a higienização do ar condicionado deve ser feita utilizando produtos homologados.
Opcionalmente, o dono do veículo pode colocar aromatizantes para ficar com um cheiro agradável.