O meio mais acessível e prático para efetuar uma compra é via internet. As plataformas digitais possibilitam ao comprador ter acesso a diversos produtos em um só lugar.
Os riscos nas compras pela internet aumentam quando se trata de motos e carros usados, já que são valores considerados mais altos. Por isso, a importância de analisar bem o veículo, pesquisar e desconfiar se o preço for muito abaixo do normal.
Como não cair em golpes nas vendas de motos e carros usados?
O comprador deve verificar a situação do veículo, conferindo no site do Detran se há infrações ou restrições com o órgão. Todavia, para fazer a análise da documentação, confira o Renavam para saber se o automóvel realmente está no nome do anunciante.
Após análise, é importante o interessado não se deixar levar pelo valor, um dos principais motivos para os golpistas gerarem atenção das pessoas. Na maioria das vezes, nas descrições dos carros e motos baratos os “falsos vendedores” colocam que ganharam o veículo em sorteios ou até mesmo da empresa.
Quando se tem muitas facilidades, há o risco de ser um golpe. Portanto, no processo de negociação converse pelo próprio chat do site de vendas e não em outros canais. Assim estará mais seguro devido ao fato de a plataforma ter os dados do anunciante.
Não confie em pessoas dizendo que estão intermediando a negociação, só converse com o vendedor. Caso ele se demonstre nervosismo ou apressando para efetivar a compra, desconfie!
Não transfira dinheiro antes de ver o veículo
No processo de negociação não é recomendável realizar o pagamento antes de fechar, nem mesmo se for agência ou concessionárias.
Antes de fechar, pergunte para especialistas em veículos
Para tirar todas as dúvidas a respeito do estado que se encontra o veículo, uma segunda opinião é sempre bem-vinda. Dessa forma, o mais indicado para essas situações é conversar com vendedores de carros e motos ou mecânicos.
E no dia de verificar as condições do veículo, leve quem entenda do assunto para não ter transtornos.