O mais habitual para carros com pinturas danificadas é o dono do veículo levar em uma funilaria para pintar. Porém, a envelopamento automotivo é um recurso que evita desgastes da lataria com a proteção que fornece.
Fora que o serviço de plotagem do carro demanda em torno de 2 a 4 dias e a pintura, normalmente, mais ou menos 2 semanas. Como se trata de um serviço de aplicação de um material específico, o tempo é bem menor comparado a pintura.
Qual o tipo de material utilizado no envelopamento automotivo?
Existem duas opções de materiais para serem aplicados nas plotagens de carros: o vinil e o PVC. O envelopamento mais utilizado e que permanece no veículo por mais tempo é o vinil, mas tem donos de carros que preferem o PVC por conta do seu custo-benefício.
Quais as vantagens e desvantagens da plotagem?
O envelopamento não deixa que arranhe a pintura do veículo, protege contra poeira e maresia. Além disso, possibilita a troca da cor da lataria de forma mais prática.
Em relação ao preço, segundo especialistas o serviço de plotagem custa em média até 70% mais barato do que a pintura automotiva. E o dono do veículo ainda tem a opção de retirá-lo com facilidade, apenas removendo a película.
Em contrapartida, o envelopamento tem durabilidade menor comparado a pintura. Pode haver uma variação de acordo com a película aplicada, mas, normalmente, os materiais nacionais tendem a durar de 2 a 3 anos, enquanto os importados, até 5 anos.
Para que esse prazo se estenda, o ideal é não deixar o veículo totalmente exposto ao sol diariamente. Se possível, a melhor opção é o carro ficar em uma garagem coberta.
Como é feita a aplicação da película?
O recomendável para que não haja bolhas ou fique visível alguma imperfeição é encerar o carro antes da aplicação. Dessa forma, a película terá uma remoção facilitada futuramente.
Qual o preço da aplicação do envelopamento automotivo?
O serviço de plotagem dos carros populares tem um preço médio de R$3000. Já nos veículos de luxo, o valor pode chegar até R$5000.