No início da trajetória da condução de um veículo, ainda na auto escola, o instrutor orienta realizar todos os ajustes antes de ligar o carro. Esse fator está diretamente ligado com a postura ideal para dirigir, o conforto do motorista na visualização dos retrovisores e a direção segura. Dessa forma, os braços e pernas estarão corretamente posicionados, com objetivo de evitar acidentes.
Dirigir de forma incorreta pode ocasionar fadiga muscular e causar, possivelmente, uma colisão. Publicado no portal QUATRO RODAS, esse aconselhamento vem de especialistas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Abaixo esclarecemos a posição correta para se conduzir um veículo:
Encosto
Antes de mais nada, o motorista deve acertar o banco para que esteja numa posição confortável e com a postura ideal para dirigir. O ideal é o encosto ficar em um ângulo de 100 a 120 graus, colocando-o reto a coluna ficará sobrecarregada e tensa, principalmente se for conduzir o veículo por muitos quilômetros.
Fique totalmente apoiado no encosto para não jogar os ombros para frente e evite posicionar o banco muito para trás, porque pode fazer o cinto de segurança deslizar em caso de acidente.
Assento
Especialistas aconselham que o assento e a parte de trás do joelho tenha em torno de três centímetros de distância, para posterior do joelho encostar no banco. Assim, as veias e nervos não serão pressionadas.
Pernas
Evitando contrair dores no joelho e mantendo a postura, o condutor não pode ficar com o joelho totalmente esticado. Quando pressionar os pedais até o fundo, o correto é que os joelhos fiquem levemente flexionados.
Volante
Caso o veículo tenha a opção da regulagem do banco, recomenda-se posicionar em uma altura que o condutor possa verificar o painel sem fazer movimentos. As coxas têm que ficar, no mínimo, em uma distância de um palmo do volante.
Mãos no volante
Assim como ensinado na auto escola, as mãos devem segurar firme no volante para caso de movimentos bruscos na estrada. Comparando-se a um relógio, o condutor deve estar segurando na posição 10:10 ou 9:15.
Retrovisores
A regulagem do retrovisor interno tem que ser ajustada de maneira que o condutor possa visualizar todo o ambiente atrás do carro. Já os espelhos externos devem pegar uma pequena parte da traseira do veículo, reduzindo os pontos cegos.
Cabeça
A linha dos olhos do condutor precisa estar na metade do encosto, para que assim absorva o impacto. Recomenda-se deixar cerca de três dedos do apoio de cabeça.
Braços
Assim como no caso dos joelhos, o ideal é deixar os cotovelos levemente flexionados em ângulo de 120 graus. Para saber a posição correta, os ombros não devem se descolar do encosto do assento.
Cinto de segurança
O cinto de segurança não pode ficar sufocando o condutor, para caso ocorrer um acidente não enforcá-lo. A posição ideal é no meio dos ombros do motorista.