O óleo é fundamental para lubrificação do cabeçote e consequentemente das válvulas do motor. Para evitar causar problemas como, por exemplo, fundi-lo, daremos dicas importantes para você não ter esse transtorno e fazer a troca de óleo na época correta.
Diferentemente dos carros, as motos têm um período curto para fazer a troca de óleo. Esse tempo pode variar para os diferentes tipos, desde aquelas próprias para trilhas às motos usadas no dia a dia. Você imagina qual dos dois modelos recomenda-se a troca mais rápida? Abaixo vamos esclarecer essa situação.
Moto para usar no dia a dia e moto de trilha
Normalmente, a troca de óleo nas motocicletas de baixa cilindrada que rodam no dia a dia, é feita entre 3000km e 4000 km. Já no caso das motos acima de 300 cilindradas, as trocas são feitas com 6000km.
Mas antes de levar à oficina, o ideal é verificar a vareta de óleo constantemente. Assim, os mecânicos não vão fazer você gastar dinheiro à toa. Na maioria das vezes, esses profissionais fazem a troca em um período bem menor do que o recomendado.
Saiba mais: Descontos para PCD podem se restringir a partir de 2021
Sabe o que é curioso?
Mesmo as motos de trilha não tendo um uso frequente, são elas que precisam da troca de óleo com tempo menor.
O motivo: poeira e alta rotação no motor. Devido esse desgaste, a quilometragem para fazer a troca será reduzida pela metade comparado as outras motos.
Manual de instruções
Em todos os manuais é possível verificar em detalhes a parte mecânica das motos, portanto, será encontrado o tempo correto de troca de óleo para cada modelo. Ainda no mesmo local, o fabricante disponibilizará o óleo ideal para o motor.