O trânsito congestionado na maioria das cidades faz com que as pessoas optem pelo transporte mais rápido, a motocicleta. Apesar de ser um meio mais acessível, o motorista deve ficar atento para saber como avaliar uma moto antes de efetuar a compra.
Antes de tudo, é importante avaliar a documentação e as condições de uso do veículo. Portanto, o interessado deve evitar adquirir moto sem procedência, para não ter problemas futuros.
Nesse sentido, não se deixe levar pela emoção. Antes de verificar potência, marca e preço, analise 3 situações.
Como avaliar uma moto antes de efetuar a compra
Um dos pontos fundamentais para ser verificado na motocicleta é a quilometragem, item que pode dizer sobre possíveis manutenções. É natural que a moto usada ofereça gastos iniciais, por se tratar de um veículo que já tem rodagem.
Dessa forma, veja 5 dicas importantes antes de comprar a moto:
Quilômetros rodados
Um dos primeiros quesitos que o condutor analisa é a quilometragem do veículo. Por isso, antes de fechar o negócio, pergunte ao vendedor quando foi a última troca de óleo e a revisão.
Nesse sentido, no manual do proprietário será possível saber se as manutenções foram feitas na concessionária ou em mecânicos avulsos.
Dessa forma, o comprador se resguarda de ter que gastar constantemente.
Documentação da moto
Após análise de quilometragem, o comprador deve verificar o documento para não comprar uma moto de leilão ou roubada. Com os dados em mãos, basta acessar o site do Detran para realizar a consulta.
Além disso, no portal do órgão será possível verificar possíveis autuações e multas, de modo a evitar gastar mais dinheiro.
Verifique as condições de uso
Antes de ligar o motor, analise a pintura para saber se há tons diferentes e, se possível, leve alguém que entenda da parte mecânica para fazer uma avaliação.
Portanto, verifique a tampa do motor e procure por soldas e trincas em outros locais, como chassi. Sendo assim, o comprador poderá saber se houve algum acidente com a moto.